Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Posso pagar débitos fiscais com meu cartão de débito e/ou crédito?

Publicado por Ana Miliane Gomes
há 3 anos

A modernidade está alcançando o fisco!

O Município de Itápolis/SP, editou e aprovou lei nº 3.672/20 que autoriza (iniciativa parlamentar) o pagamento de débitos tributários por meio de cartão de débito e crédito.

A referida lei foi impugnada por meio de ação direta de inconstitucionalidade, após regular trâmite, o órgão especial do TJ/SP, julgou constitucional o referido meio de pagamento para quitar débitos fiscais municipais (hipótese de extinção de créditos tributários além das expostas no rol do artigo 162 do CTN).

Acrescenta-se, foram considerados inconstitucionais, no entanto, apenas o § 2º do art. 1º, que fala em parcelamento dos honorários de procuradores municipais, e o art. 3º, que obriga o serviço autônomo de água e esgoto a oferecer pagamento por cartão de crédito ou débito.

Fonte: Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2025313-94.2021.8.26.0000, decisão pendente de interposição de recurso extraordinário, se restar comprovado ofensa à norma Constitucional (norma do artigo 102 da CRFB/19.88).

  • Sobre o autorAdvogada especialista em direito tributário e Tributarista
  • Publicações77
  • Seguidores100
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-pagar-debitos-fiscais-com-meu-cartao-de-debito-e-ou-credito/1279213279

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)